Água pura a baixo custo

FiltroCeramica1

Estudos publicados no livro The Drinking Water Book (O livro da água potável) indicam que o filtro de barro utilizado há muito tempo no Brasil é um dos mais eficientes do mundo. Na pesquisa desenvolvida pelo autor Colin Ingram, há a comprovação de que o carvão ativado presente na vela é responsável pela retenção de 80% a 99% das substâncias orgânicas, tais como pesticidas e herbicidas; além de retirar cloro, gostos e cheiros ruins que possam estar presentes na água. A cerâmica da qual a vela é feita consegue ainda reter bactérias, parasitas e vírus.

A filtragem por gravidade, em que a água passa lentamente pelo filtro e goteja num reservatório inferior, garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro, diferenciando-a dos modelos de forte pressão.

Maria Anita Scorsafava, técnica responsável pela seção de águas do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, alerta, porém, para a necessidade de manter o filtro em bom estado. “É preciso limpar a vela com uma escovinha. O ideal é esfregar e não passar mais nada. Isso serve para liberar os poros que absorvem sujeiras e para tirar o ferro acumulado na vela”, ensina. Ela acrescenta que a peça precisa ser trocada a cada seis meses de uso.

fonte: http://www.corenms.gov.br/
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s