Cinco livros para aprender a amar a natureza

2699686_dwzwj

No site do canal de TV Discovery Kids Brasil encontramos as seguintes dicas de livros com belas histórias que ensinam as crianças a apreciar e proteger a natureza:

1. A vida íntima de Laura, Clarice Lispector

Ao acompanhar a história da galinha Laura, as crianças conhecem uma grande variedade de animais que despertam sua sensibilidade. A personagem tem muito a dizer sobre as coisas belas e difíceis da vida, mas acima de tudo, ajudará as crianças a compreender a importância do respeito por todos os seres vivos.

2. A vaca voadora, Edy Lima

Lalau, um menino de seis anos, protagoniza essa história fantástica e divertida. Ele tem a sorte de conhecer uma vaca voadora, com quem vive uma aventura fascinante. Com muito humor, o autor mostra como um animal de estimação, seja uma vaca, um inseto ou um cão, podem nos acompanhar nos momentos difíceis e nos ajudar a crescer.

3. A maior flor do mundo, José Saramago

Neste livro, cada palavra é mágica e convida à reflexão. O protagonista é uma criança que tem a missão heróica de salvar uma flor que está morrendo por falta de água. Sua mensagem reflete o respeito à natureza: quem quer ser um herói não deve esquecer que até a menor das flores merece um lugar em nosso planeta.

É uma obra genial e uma boa introdução para um dos grandes autores da literatura mundial.

4. Discurso do Urso, Julio Cortázar

Ricamente ilustrada, esta obra de Cortázar conta a história de um urso que vive escondido nas tubulações de uma cidade, e observa com perplexidade o mundo dos homens.

Com humor e ternura, este breve conto mostra as verdades que podemos descobrir quando saímos da rotina e prestamos a devida atenção à natureza.

5. Onde Vivem os Monstros, Maurice Sendak

É uma história fascinante, em que o jovem Max consegue superar seus medos depois de explorar uma floresta mágica. Ali, ele encontra criaturas sobrenaturais, os monstros de seus pesadelos, que mudarão sua vida para sempre.

O contato com a natureza abrirá portas para um mundo que transformará a visão de Max. A história incentiva as crianças a descobrir a natureza sem medo e a valorizar o que ela oferece.

Obs.: a imagem que ilustra este post foi retirada do curta-metragem “A maior flor do mundo”, baseado na belíssima obra de José Saramago, que você pode conferir a seguir:

fonte: http://www.discoverykidsbrasil.uol.com.br

 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s