Manutenção do ciclo natural

“As crianças da ER Baía do Itajaí estabeleceram contato direto com o poder criativo da natureza, pois, ao manejar ludicamente o solo que estamos cultivando, ao observar o processo mágico da transformação da semente em planta, e do desabrochar dos frutos a partir das singelas flores, desvela-se o segredo mais sublime do ciclo vital.

Valorizar o que se produz, a vida no campo e entender que o trabalho é essencial para a colheita dos bons frutos, são questões primordiais a serem tratadas no dia a dia da criança, fato de responsabilidade tanto da família quanto da escola.

O trabalho com projetos voltados aos cuidados com o solo e com as águas possibilita aos envolvidos momentos de reflexão sobre a importância do ser contrastando com a correria da humanidade em acumular bens e consumir a qualquer custo.

Dentre as atividades desenvolvidas no segundo semestre, prosseguimos com os cuidados com horta escolar, com plantio de milho e de feijão de vagem, colheita de morangos, semeadura de cenoura e consumo de couve e alface. Trabalhamos a reutilização de tecidos jeans de calças para a confecção de penais para material escolar e de tiras de camisetas velhas para tecer tapetes.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Escola Rural Baía do Itajaí

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s