Unindo forças para educar com sustentabilidade

A Rede Ambiental, em parceria com o Programa de Voluntariado Embraco (PROVE), promoveu entre as instituições de ensino inscritas um desafio extra: o projeto Construção de Espaços Educadores Sustentáveis.

Oito escolas participaram e a vencedora foi a EEB Odir Zanellato, com o projeto de um parquinho.

Parabenizamos todas as instituições que inscreveram seus projetos e já convidamos para participarem novamente no próximo ano.

A evolução da implantação do projeto da EEB Odir Zanellato poderá ser acompanhada por todos aqui mesmo no blog.

 

Como funcionou

As escolas da rede municipal ou estadual de ensino, inscritas na Rede Ambiental Embraco, puderam apresentar um plano de ação para criar um espaço sustentável em suas instalações. Eles foram avaliados pelos consultores da Rede Ambiental e do PROVE, que levaram em conta os seguintes critérios:

– oportunidade para a atuação dos voluntários do PROVE;

– engajamento da comunidade escolar;

– viabilidade do projeto;

– relevância para a instituição de ensino e seus alunos.

 

Um parquinho para a EEB Odir Zanelatto

A Escola de Educação Básica Odir Zanellato, no bairro Lucena, tem um terreno amplo, mas não contava com um lugar de lazer adequado para as crianças. Há tempos o parquinho foi desativado por falta de condições de uso e de segurança.

A equipe pedagógica, participando da Rede Ambiental Embraco, mobilizou-se, buscou parcerias entre comunidade e outros amigos da escola e elaborou um plano de ação para participar do projeto Construção de Espaços Educadores Sustentáveis. Ele foi analisado e aprovado por uma comissão formada por funcionários da Embraco.

Agora, toda a Comunidade Escolar está em festa: o projeto foi o vencedor deste ano e até novembro os cerca de 450 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental contarão com um novo parque.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Confraternização

A professora Jaqueline Neuburger, uma das idealizadoras do projeto, explica que a escola tinha um espaço ocioso, que será revitalizado para a instalação do parquinho. Na construção vai ser utilizado material reciclado ou reaproveitado, como pneus usados, cascas de pinus, madeira, entre outros. A montagem será no segundo semestre desse ano e reunirá estudantes, pais, professores e moradores locais e parceiros do projeto em uma grande confraternização.

 

“Essa conquista foi muito importante para toda a comunidade escolar. Não tínhamos um espaço de lazer adequado para as crianças brincarem nem na escola, nem no bairro. Foi um trabalho de equipe, que deu certo. Estamos muito felizes!”

Valéria Costa, diretora da EEB Odir Zanelatto.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s