Reciclar é preciso

SAM_0252

O objetivo principal do projeto desenvolvido em julho na ER Secção Schneider foi conscientizar sobre a importância do reaproveitamento de materiais, transformando o lixo em objeto de utilidade.

“A intenção de nossas atividades foi promover a reflexão, o debate, novos conhecimentos sobre o grave problema do lixo.” Com este objetivo, foram desenvolvidas as atividades:

  • Exposição: Vamos Reciclar – Energia Solar com material reciclável
  • Produção do brinquedo: Bilboquê* (material reciclável)
  • Folder produzido pelos alunos do 3º ano com tema: Reciclar, Reduzir e Reutilizar

 

*Bilboquê é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte. Através do movimento das mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte.

Em francês, a palavra bilboquet tem relação com a palavra bille, que tanto pode ser traduzida como “pequeno bastão” , como por “bolinha-de-gude”. Estudiosos da língua afirmam que a palavra bilboquet aparece em textos franceses pelo menos desde 1534.

Existem evidências de uma larga disseminação do uso desse jogo. Pinturas européias indicam que ele era praticado nas cortes reais e aldeias do continente. Também pode-se encontrar este jogo em culturas de diversas partes do mundo: Japão, México, Ártico, América do Norte e América do Sul. No Japão, o bilboquê recebe o nome de kendama; na maioria dos países latino-americanos, recebe o nome de balero.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s