Adubação orgânica e controle biológico: resultado comprovado

“Obtivemos um excelente resultado na EEB São João Batista com o projeto inscrito na Rede Ambiental Embraco. A horta está bem diversificada, com hortaliças prontas para serem distribuídas para os alunos, com a finalidade de que aprendam a adotar hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. Um dos fatores importantes para o bom desenvolvimento da horta foi a utilização da adubação orgânica, onde os restos da alimentação fornecida aos alunos foram incorporados ao solo para transformar-se em substâncias inorgânicas importantes para o crescimento das plantas.

Durante o desenvolvimento do projeto, foram abordados temas importantes, como a separação do lixo e importância de consumir hortaliças e frutas para a saúde das pessoas. Nesta última etapa, não podemos deixar de descrever a importância do controle biológico. Os alunos do 7º ano desenvolveram um trabalho de pesquisa descrevendo as vantagens de utilizar inimigos naturais no combate de insetos e outros agentes que causam danos em plantas a fim de evitar o uso de produtos químicos como os inseticidas e os fungicidas que agridem o meio ambiente e diminuem a nossa qualidade de vida.

Os alunos do 7º ano relataram em seus trabalhos algumas pragas agrícolas que causam danos em hortas também como, por exemplo, os gafanhotos, moscas, grilos, besouros, lagartas, ácaros e muitos outros, descrevendo os tipos de plantas que cada um deles ataca e maneiras de combater naturalmente esses pequenos seres que podem causar muitos estragos. Para exemplificar uma das técnicas de combater moscas que prejudicam o desenvolvimento de certas plantas, construiu-se uma armadilha feita de garrafa PET, com uma solução açucarada que irá atrair as moscas impedindo que elas agridam as hortaliças presentes na horta da escola. Esta armadilha também é conhecida como drinque fatal.

Os alunos do 4º ano também contribuíram muito na manutenção da horta. Plantaram, fizeram a limpeza dos canteiros e se deliciaram com as verduras.

A horta é um excelente ambiente de estudo interdisciplinar. Os estudantes discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que, aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Entre os benefícios alcançados com o projeto horta escolares, se destacam a produção e consumo de alimentos naturais, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de contribuir para a relação do homem com meio ambiente.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s