Aula de compostagem na EEB Odir Zanelatto

“Compostar significa transformar matéria orgânica, normalmente restos de alimentos (mas podem-se incluir também papéis, madeira, folhas, entre outros) em adubo. Neste tipo de compostagem, são as bactérias que fazem o trabalho de transformar os resíduos em adubo.

A composteira pode ser montada diretamente no solo, sem qualquer proteção, mas é comumente montada em grandes caixas de madeira, caixas de cimento construídas especialmente para tal uso ou outros tipos de materiais reaproveitados, como, por exemplo, caixas d’água antigas.

Para iniciar a montagem da composteira, recebemos a doação de uma caixa d’água com tampa, com capacidade para 100 litros, da professora Cristiane Tyszka. Ainda adquirimos uma conexão do tipo adaptador com borracha de vedação, destas de encanamento, e uma torneira pequena com rosca. A torneira serve para retirar o chorume quando este se acumular no fundo da caixa.

Com ajuda dos alunos começou a montagem. A primeira camada foi de pedras, encontradas no pátio da escola, assim como folhas e galhos retirados do mesmo espaço. Os alimentos foram oferecidos pela própria cozinha da escola. Optamos pela colocação de frutas, cascas e verduras. Por fim, cobriu-se com uma camada de folhas secas. A cada 2 dias, o material pode ser remexido para promover a deterioração completa da matéria orgânica e consequente transformação em adubo. Se tudo correr bem, em 120 dias todo material vai estar transformado. A cor será bem preta e o formato como de migalhas. Esse adubo pode ser esterilizado deixando alguns dias abertos no sol. Feito isso, já pode ser usado. As plantas agradecem!

Essa etapa foi muito importante para o aprendizado dos alunos, que não conheciam a compostagem e seus benefícios para o cultivo na horta.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s